DENUNCIE

A população deve denunciar às autoridades competentes atividades ou práticas que ameacem o meio ambiente. Assim, as denúncias podem chegar mais rapidamente aos órgãos responsáveis pela fiscalização, aumentando as chances de adoção das medidas necessárias para a resolução do problema. Quanto mais detalhadas as informações contidas na denúncia, mais rápida e eficiente será a atuação da fiscalização.


 A ELOVERDE recebe denúncias? 

A ELOVERDE não é um órgão fiscalizador. Mas, promovemos investigações a respeito de suspeitas ou denúncias, com o objetivo de modificar a atuação das empresas, governos,  consumidores e da população em geral.


 Como fazer uma denúncia?

A ELOVERDE realiza denúncias aos órgãos responsáveis pela fiscalização do meio ambiente, pressionando as autoridades  para que tomem as medidas devidas para corrigir o dano ambiental.


Assim como a ELOVERDE, você, cidadão, também deve agir, encaminhando denúncias aos órgãos responsáveis, exigindo que seus direitos sejam atendidos e informando a imprensa sobre agressões ao meio ambiente. 
A ELOVERDE dispõe da LINHA ELOVERDE (54. 3522 9659) ou e-mail eloverde@gmail.com, um sistema seguro e eficaz para denúncias de crimes ambientais. Temos equipe especializada que verificará a sua denúncia e encaminhará para o órgão ambiental de fiscalização competente ou estaremos ajuizando uma ação civil pública. 
Ao denunciar é importante apresentar dados claros e precisos acerca do tipo de ocorrência como: nome da rua, número, município, ponto de referência e se, possível, nome ou apelido do responsável (o cidadão poderá optar por não se identificar e fazer a denúncia de forma anônima). Também é muito importante registro fotográfico e testemunhal.


Aonde mais denunciar!

No município de Erechim (RS)
SMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente – (54) 3522.9250
Polícia Ambiental –  (54) 3519.9723
COMPAM – Conselho Municipal de Proteção do Meio Ambiente- (54) 3522.9250
Ministério Público-  (54) 3321.1312

Nível estadual e federal
SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente - (51) 3288.8100
FEPAM – Fundação Estadual de Meio Ambiente.- (51) 3225.1588
MMA – Ministério do Meio Ambiente- (61) 3322.7819
IBAMA - órgão do Governo Federal responsável pela execução, controle e fiscalização ambiental. Também responde pela integridade das áreas de preservação permanentes e de reservas legais. Linha verde: 0800. 618080
RENCTAS – Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres - www.renctas.org.br

Denuncie Crime Ambiental Denuncie Crime Ambiental Denuncie Crime Ambiental