LINHA DO TEMPO
27/08/2015

Cruzaltense apresenta à Eloverde projeto de revitalização de rio e nascentes

O trabalho de revitalização dos rios de Erechim, desenvolvido pela Eloverde, está servindo de referência para o Projeto Patrulha Verde, no município de Cruzaltense. Idealizado pelas Vigilâncias Sanitária e Ambiental, o projeto pretende sensibilizar a população para a importância da recuperação e preservação dos recursos hídricos. Na terça-feira (25), a chefe de Serviços em Vigilância Sanitária, Adriane Boniatti, e a vigilante Sanitária e Ambiental Giliane Pecini, estiveram no instituto e apresentaram a proposta à Eloverde, com o intuito de que o instituto preste assessoria técnica e forneça equipamentos de proteção individual para a execução da atividade de campo.

De acordo com Adriane, o Patrulha Verde pretende envolver toda a comunidade na revitalização do Rio Creoula e das Vertentes Baccin, Vau Feio e Reduto. “O objetivo é despertar a população para a problemática, visando o entendimento de que somos partes integrantes do mundo em que vivemos”, explica.

Com metas desafiadoras, como o desassoreamento de trechos do rio, limpeza das margens e leito e o plantio de mudas de árvores nativas, o Patrulha Verde pretende provocar uma profunda mudança comportamental no município de aproximadamente 2.100 habitantes. “A partir da aprovação [na Câmara de Vereadores], o projeto passará efetivamente a fazer parte do cronograma anual do município”, projetam.

Marcado para segunda quinzena de setembro, o dia “D” do Patrulha Verde pretende reunir mais de uma centena de voluntários. “Agora estamos buscando parcerias e apoiadores para a viabilização do projeto. A expectativa é muito boa, principalmente pela receptividade que a proposta teve no município”, destaca Adriane.

Linha Tempo