LINHA DO TEMPO
02/09/2015

Curso forma novos auditores ambientais líderes

Mais um grupo de profissionais está capacitado para atuar em auditorias ambientais em conformidade com a resolução Conama Nº306/2002. Eles integraram a quarta turma do curso oferecido pela Eloverde em parceria com a EvTopTrends. A formação ocorreu entre os dias 24 e 28 de agosto, em Erechim. O curso é credenciado ao Registro de Auditores Certificados (RAC).

De acordo com o ministrante do curso, Luiz Fernando Joly Assumpção, a demanda por estes profissionais é crescente. Entre as justificativas está a obrigatoriedade de que empresas com potencial poluidor sejam submetidas a auditorias profissionais e independentes a cada dois anos. Além disso, no Rio Grande do Sul há a determinação de que as auditorias sejam executadas por profissionais inscritos no RAC. Para obter o registro é preciso submeter-se a aprovação no curso de auditor, entre outros pré-requisitos.

Conforme Luiz Fernando, é perceptível a mudança comportamental dos participantes a partir da realização do curso. “Durante o curso os alunos conseguem observar e entender como podem desempenhar a atividade, desde a elaboração do plano de auditoria, execução da auditoria e realização do relatório. Percebo que as pessoas conseguem conceber e entender como é a condução deste trabalho”, explica.

O participante Marcelo Hemkmeier, doutor em Engenharia de Alimentos, afirma que o curso cumpre com sua proposta.  “É um curso muito prático, objetivo e com um escopo muito bem estabelecido. É um investimento que vale a pena, além de ser uma obrigatoriedade”, destaca. Para Marcelo, que é professor na Universidade de Passo Fundo (UPF), o curso também implicará de forma positiva no trabalho desenvolvido em sala de aula. “A possibilidade de estar no mercado, fazendo este tipo de prática, com certeza me fará levar para os alunos uma experiência útil. Percebemos que hoje o conhecimento é dinâmico, principalmente em sua forma de transmissão, por isso precisamos nos atualizar sempre”, enfatiza.  

Em dezembro, entre os dias 11 e 12, a Eloverde promoverá um novo curso de Gestão de Riscos, especialidade de Luiz Fernando Joly Assumpção. Interessados já podem entrar em contato com a Eloverde, pelo telefone (54) 3522-9659 ou e-mail eloverde@gmail.com

 

Sobre o ministrante:

<span style="\\&quot;line-height:" 1.6em;\\"="">Com 115 auditorias ambientais em seu currículo, Luiz Fernando é Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho com experiência profissional desde 1982 anos nas áreas de Segurança do Trabalho de Meio Ambiente e de Produção em grandes empresas (Klabin, Refinadora de Óleos Brasil e Bosch); Pós Graduado (Lato Sensus) em Engenharia de Segurança do Trabalho, Perito Trabalhista, Gestão Ambiental e Engenharia de Produção; Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais com pesquisa na área de Materiais; Doutor (Strito Sensus) em Engenharia e Gerenciamento de Riscos com pesquisas na área de ciclo de vida de materiais; Professor de disciplinas ligadas à Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em cursos de Pós Graduação (Eng de Segurança do Trabalho do CEFET - Pr. e da UFPr. e, do SENAI e da Faculdade Dom Bosco) e, em cursos de Graduação (Administração de Empresas da Faculdade Hoyler e da SPEI); Assessor Técnico para Segurança do Trabalho e Meio Ambiente de diversas empresas e participação e elaboração de relatórios EIA-RIMA, PCA e outros; Auditor Líder em inúmeras auditorias ambientais como a auditoria de qualificação de prestador de serviços, auditoria de avaliação de performance ambiental, auditoria ambiental compulsória e auditoria integrada (saúde e segurança e meio ambiente) em diversas empresas; Recebeu Prêmios Ambientais por seus trabalhos desenvolvidos, entre eles o Prêmio Paraná Ambiental 1999 e os Prêmios da Revista Expressão (1997, 1998, 2000 e 2001), finalista dos Prêmios CNI Ecológico de 1998 e do Premio Paraná Ambiental de 1997 e 1998; Tem proferido palestras sobre os temas de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Materiais em congressos e seminários no Paraná, São Paulo e em Santa Catarina e aplicado cursos abertos em diversas localidades do país, tal como Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Umuarama, Campo Mourão, São Paulo, Sorocaba, Belo Horizonte, Goiânia, Passo Fundo e outras mais; Autor do Livro “Manual Prático para implementação de Sistema de Gestão Ambiental para Certificação ISO 14.001/2004”; Autor do Livro “Gestão Total de Riscos”  em edição; Autor do livro "Manual de Auditoria Ambiental".

Linha Tempo