LINHA DO TEMPO
03/10/2016

Eloverde realiza oficinas em Vila Lângaro

O trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo Instituto Eloverde chegou a Vila Lângaro, município de aproximadamente 2,2 mil habitantes, localizado a 80 quilômetros de Erechim. No dia 22 de setembro, aproximadamente 200 estudantes do 4º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá e Escola Municipal de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira participaram de oficinas coordenadas pela tecnóloga em Meio Ambiente  Jéssica Jemiczak e pela acadêmica do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Caroline Noara. 

Conforme Caroline, as oficinas tiveram o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da preservação da mata nativa e da recuperação de áreas já degradadas. "Também foram abordados temas sobre a água, resíduos sólidos e a biodiversidade. Com estas informações os alunos puderam praticar o que aprenderam  nos jogos de tabuleiro do Rio Tigre, quebra-cabeça sobre a gestão compartilhada da água e dos resíduos sólidos e descarte correto do lixo", explica.

Para a professora Ana Cristina Baseggio, o trabalho foi muito proveitoso e fez com que a comunidade escolar repensasse atitudes perante o meio ambiente. Opinião semelhante é compartilhada pelo professor Ezequiel Panisson. " As oficinas foram abordadas de uma forma muito explicativa e educativa, sensibilizando também os alunos por meio da apresentação dos vídeos sobre a água e o lixo, além do trabalho desenvolvido pela Eloverde no Rio Tigre", destaca. A aplicação dos jogos, segundo o professor, reforçou assuntos já tratados em sala de aula.

De acordo com o presidente do Instituto, Maicon Sobczak, a importância em desenvolver essas atividades é formar uma consciência ambiental nos jovens através de atividades e exemplos do cotidiano com uma linguagem acessível. Com isso podemos contribuir com as escolas no papel de ampliar a visão dos alunos sobre a realidade e nossa relação com o meio ambiente.

Para levar a Eloverde à sua cidade ou escola, entre em contato pelo e-mail eloverde@gmail.com

Linha Tempo