LINHA DO TEMPO
17/12/2012

Atividade de limpeza e educação ambiental no Rio Passo Fundo

O Rio Passo Fundo que corta o espaço urbano da cidade de Passo Fundo foi motivo de atenção neste sábado, 15 quando mais uma vez o Corpo de Bombeiros e a  ELOVERDE juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo e apoio da Defesa Civil do Estado, Secretaria de Transporte e Serviços Gerais, Batalhão Ambiental, Codepas, Ong GEGV, tele entulho Teles e Rizzotto e Reusebrasil recolheram cerca de 18 toneladas de resíduos num percurso de 3,9 km.

Os alunos soldados do Curso de Formação de Bombeiro Militar de Erechim e Passo Fundo se uniram mais uma vez sob o comando do Tenente Coronel Jorge Reginaldo Petersen Morais, comandante do 7º. CRB.  Estiveram presentes na operação o Major Volnei Ceolin e parte do efetivo orgânico que juntamente com 68 alunos soldados realizaram a limpeza manual do rio Passo Fundo.

Segundo Clóvis Oliboni, secretário do Meio Ambiente de Passo Fundo “Foi a maior operação de limpeza, tanto de pessoal como de estrutura, realizada no rio. Entre os objetos encontrados, havia geladeira, pedaço de fogão, sofás, pneus, restos de fantasias, além de centenas de garrafas pet. Mais importante que o resultado, foi o efeito pedagógico. Esperamos ter sensibilizado a comunidade para uma mudança de comportamento”.

Em um dos trechos, as equipes contaram com a ajuda de seis famílias indígenas acampadas às margens do rio, fundos da estação rodoviária.  Atividade incluiu ainda o plantio de 120 mudas de árvores. O lixo domiciliar foi levado para a central de reciclagem e o lixo da construção civil para o aterro específico para este tipo de material.  

A ELOVERDE cedeu parte do material necessário como EPIs (botas, manguitos, calças plásticas, luvas, óculos) e esteve presente nesta operação inédita. Segundo a coordenação esta ação representa a expansão da Eloverde em outros municípios em parceria com órgãos públicos e privados.

Linha Tempo