LINHA DO TEMPO
06/12/2011

Apresentação do Projeto Revitalização dos rios de Erechim em Panambi

No dia 22 de novembro de 2011, a Eloverde apresentou o Projeto Revitalização dos Rios de Erechim ao município de Panambi, a apresentação aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na ocasião inclusive com a presença do Sr. Miguel Schmit Prym Prefeito Municipal juntamente com a direção da UAB e representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente receberam o relato detalhado da experiência do Revitalização. Durante 2 horas participaram com questionamentos com objetivo de realizar e viabilizar em Panambi ação semelhante.
Segundo Ovídio Trentini presidente da ARPA FIUZA ‘’A apresentação em nossa cidade foi memorável para nós, por diversos motivos: foi marcante a atuação "profissional" da equipe que levou tudo planejado em etapas praticáveis; foi marcante, também, como conseguiram motivar e contagiar a população para ao trabalho e os resultados’’.
Já para Paulo Wengrat presidente do Conselho ‘’Como ambientalistas procuramos a cada dia aprender mais e mais sobre a preservação e recuperação do nosso meio ambiente, aprender para poder ensinar e repassar com o objetivo de conscientizar as pessoas de modo geral da importância em cada um fazer a sua parte, pois o pouco de muitos já vai ser um grande progresso na questão ambiental. Por este motivo que convidamos a Elo Verde para expor em Panambi o trabalho realizado em Erechim, para que possamos seguir este belo exemplo com os Rios da nossa região também.’’

O município deseja recuperar o rio Fiuza que corta a cidade de Panambi viu na proposta do Projeto Revitalização dos Rios de Erechim uma oportunidade de fazer o mesmo trabalho de parceria entre a ARPA FIUZA (Associação de Recuperação e Preservação Ambiental Rio Fiuza), Conselho Municipal de Meio Ambiente e Universidade. A ARPA FIUZA tentou fazer um trabalho de recuperação de mata ciliar, mas o mesmo não obteve financiamento do Ministério do Meio Ambiente, enquanto isso foi feito um programa de arborização urbana e plantio de árvores nativas, agora o município tem a intenção de fazer um trabalho de recolhimento dos resíduos sólidos e limpeza do Rio Fíuza.

A Eloverde se sente honrada e orgulhosa em poder contribuir com municípios da região e poder repassar os conhecimentos e experiências vividas durante o projeto Revitalização dos Rios de Erechim na esperança de contribuir com a coletividade.

Linha Tempo