LINHA DO TEMPO
17/06/2011

Fórum de encerramento do projeto Revitalização dos rios de Erechim

Equipe de voluntários da Eloverde, que desenvolvem o Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, trabalharam  em ritmo acelerado para a realização do  Fórum de Revitalização dos Rios de Erechim que aconteceu no dia 21 no Centro Cultural 25 de Julho, oportunidade em que foi mostrado as autoridades e comunidade o trabalho executado até então,   seus resultados práticos, em especial no que se refere a Educação Ambiental e limpeza dos Rios Tigre, Suzana e Dourado. Os trabalhos do fórum iniciaram às 8h e se estenderam durante todo o dia.

Foram dez meses de trabalhos de limpeza, realização de seminários, palestras, oficinas temáticas, exposição de fotografias, caminhadas, distribuição de material educativo e outras ações que atingiram toda a comunidade.

No início dos trabalhos do Fórum, houve a participação do Conselho Federal Gestor de Direitos Difusos com a presença do Sr Nelson Campos, secretário executivo do conselho, oportunidade em que além de participar do Fórum veio, a Erechim visitar e conhecer o Projeto Revitalização percorrendo os caminhos que a Equipe Eloverde fez ao longo do trabalho. Na parte da manha a programação do Fórum teve, através da equipe técnica, a apresentação dos resultados do projeto através de vídeos, imagens e estatísticas oportunizando ao público presente perguntas e discussão.

Na parte da tarde, a partir das 13h30m, com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos” foi o ponto alto do debate, com a presença do Promotor de Justiça da área de meio ambiente do Ministério Público de Erechim , Sr Mauricio Sanchotene de Aguiar. Após houve a apresentação ''Como a iniciativa privada resolve a destinação dos resíduos sólidos em Erechim'', tema que foi apresentado pelo presidente da Accie ,Sr Mario Cavaletti; por fim ''Como Erechim atua na Gestão dos resíduos sólidos''  apresentado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr Waldemar Dornfeld.

Outro destaque foi o tema comunicação e educação ambiental que apresentará depoimentos e testemunhos de apoiadores, patrocinadores e meios de comunicação. E para finalizar os trabalhos a equipe da Eloverde apresentou as proposições do projeto de Revitalização dos Rios Erechim, e fez a entrega do manifesto ao Ministério Público. Ao longo do dia o público teve a oportunidade de conhecer a exposição de banners e fotografias do Revitalização.

A coordenação do projeto agradece a participação de todos os voluntários pela dedicação durante a realização da limpeza dos rios de Erechim, destaca que a expectativa é de que o projeto tenha continuidade devido aos seus resultados, como também porque a comunidade passou a ter na Eloverde uma referência de que se pode, com a participação efetiva de todos, mudar a realidade. “Com a participação de todos somos muitos”, finaliza Quéli Giaretta.  

Linha Tempo