LINHA DO TEMPO
27/01/2011

Sem chuva, a etapa 5 será neste sábado junto ao rio Tigre

A Etapa 05 a ser realizada junto ao Rio Tigre, dentro do Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, será retomada, se não chover novamente como ocorreu no último dia 22, na manhã deste sábado, 29, junto a uma das mais críticas áreas do rio devido ao grande acúmulo de lixo e pela própria geografia do local.

 Para tanto, após a saída da equipe e voluntários defronte ao prédio da prefeitura, às 8h da manhã, os trabalhos serão realizados no local já previamente visitado pela equipe da Eloverde.

 Desde que foram iniciados os trabalhos no Rio Tigre já foram retiradas 9 e meia  toneladas de lixo,o que alterou o visual do ambiente e possibilita uma nova visão da comunidade ribeirinha sobre importância da limpeza e preservação do local.

 Além do trabalho da retirada do lixo, realizado com equipamentos de proteção individual utilizados por todos voluntários, seguindo todos os itens de segurança, o trabalho de Educação Ambiental, soma-se cada vez mais, para que cada cidadão se sensibilize com a atual realidade e passe, a partir de medidas práticas a fazer sua parte neste processo.

 O resultado está no fato de que, no decorrer das duas ações já realizadas no Rio Tigre, moradores locais, de modo voluntário passam a realizar o trabalho junto com a equipe presente, seja na retirada de lixo ou no repasse de informações aos moradores próximos ao rio. Para eles, o trabalho da Eloverde e equipe de voluntários vem em uma hora em que existe a necessidade urgente, dentro das comunidades que moram próximos aos rios Tigre, Suzana e Dourado, mudarem seus conceitos e hábitos, ou seja, separarem o lixo corretamente e dispor para o recolhimento dos caminhões que fazem a coleta seletiva e, principalmente, não utilizando o rio para descarte de todo e qualquer tipo de lixo.

 O Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim é uma parceria ELOVERDE, Vara das Execuções Criminais, Ministério Público e várias outras entidades que formam a rede de apoio do projeto, dentre elas a Prefeitura Municipal através da Pasta de Meio Ambiente que colaboram com a coleta do lixo.

Linha Tempo