LINHA DO TEMPO
17/12/2010

ELOVERDE comemora premiação do Ministério do Meio Ambiente

 A ELOVERDE, através sua equipe técnica  e de todos os seus voluntários, sente-se extremamente honrada e satisfeita pelo recebimento do Certificado de Reconhecimento de Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas, entregue pelo Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em Brasília.

 A entrega a presidente da ELOVERDE, Rosane Peluso foi feita pelo Secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério da Costa e pelo Gerente do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Renato Saraiva Pereira.

 A experiência fará parte da base de dados de experiências em revitalização de bacias hidrográficas, as quais poderão ser consultadas por outras organizações interessadas em revitalizar bacias hidrográficas em situação de vulnerabilidade e degradação ambiental.

 Para tanto, dando continuidade aos trabalhos dentro do Projeto, nesta última quarta, voluntárias fizeram a distribuição de material sócio educativo no Restaurante e Pizzaria Forno a Lenha e, para este sábado, 18, está agendada a Etapa 2, com início do Rio Tigre – SESI/Erechim a BR 153, num trecho de aproximadamente 3,1 km.

 Esta área tem início na Rua Itália, em córrego atrás da unidade do SESI e segue por este riacho e seu entorno constituído de terrenos baldios e mesmo áreas com depósitos diversos de lixo e resíduos que acabam sendo carregados para o córrego que se constitui em início das drenagens formadoras do Rio Tigre.

 O trecho final ocorre no seu entorno com a BR 153. Em vários pontos encontra-se canalizado, sendo que nestes locais necessita de limpeza de bocas de lobo e áreas onde a água desemboca no sistema de drenagem.

 No trecho existe muito resíduo, principalmente depositados nas áreas de mata nativa ainda existentes no entorno, descartadas pelas pessoas, a exemplo de pneus, latas e garrafas, podendo gerar focos de larvas de insetos.  

 “Estamos muito satisfeitos pelo recebimento do Certificado e resultados obtidos através de todas nossas ações desenvolvidas até o momento. Sabemos que este é um trabalho árduo e que demanda tempo, em especial para sensibilizar e conscientizar a população da importância dos rios e o que eles representam para a vida humana. Estamos, todos, entre equipe da ELOVERDE, voluntários e comunidade, de parabéns, pois este é um projeto local que serve de exemplo para outros municípios, pois a finalidade é uma só, a preservação da vida humana em seu habitat”, finaliza Rosane.

Linha Tempo