LINHA DO TEMPO
29/11/2010

Limpeza do Longines resulta na retirada de duas toneladas e meia de lixo

Com a participação de 34 voluntários, a  ELOVERDE realizou durante todo o último sábado, 27, ação de educação, conscientização e sensibilização da comunidade local com relação a importância da limpeza de um dos maiores parques do Rio Grande do Sul, o Parque Municipal Longines Malinowski. O Parque, entre outras funções, absorve CO2 e libera oxigênio contribuindo para a qualidade do ar, tornando-o mais puro.

 No total foram retiradas duas toneladas e meio de lixo seco, ou seja, papéis, plásticos diversos e outros que são deixados junto a reserva natural por caminhantes que atravessam o mesmo ou por pessoas da comunidade que acabam desovando o lixo doméstico naquela área. Todo o material recolhido foi encaminhado ao aterro pela equipe da Prefeitura Municipal.

A ação ou “Etapa 01” faz parte de outras tantas que serão desenvolvidas dentro do Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, lançado oficialmente neste mês com o apoio do Ministério Público, Vara das Execuções Criminais e um grande número de parceiros envolvidos direta e indiretamente. A Etapa 02 será no próximo dia 04, a SESI-BR 153 a partir das 8h30min, tendo como ponto de encontro o SESI.

Entre os parceiros que estão sempre envolvidos diretamente com a  ELOVERDE, visto sua paixão pela natureza, está o Erechim Off  Road que vê a atividade como de extrema importância na preservação do meio ambiente e para a conscientização de toda a comunidade que, para eles, deveria estar mais envolvida diretamente neste processo, não só de preservação, mas da limpeza propriamente dita. “Independentemente de clubes de serviços ou agremiações voluntárias”, ressaltam.

Para eles que estão envolvidos com o meio ambiente através de seu esporte, a natureza deve ser tratada com muita seriedade e responsabilidade. “Amamos, tanto nosso esporte como a natureza, pois sem ela não teríamos nenhum objetivo”.

Com um projeto guardado na gaveta há vários anos, os integrantes lembram que sempre fizeram a sua parte da conscientização da relação homem e natureza, principalmente de ações que poderiam ser tomadas para a limpeza do rio Dourado. “Tínhamos a idéia, mas não os caminhos, que com a Eloverde vamos colocar em prática a partir de agora”.

A  ELOVERDE agradece a todos que participaram desta primeira etapa: Jeep Club Erechim, Erechim Off  Roads, Grupo de escoteiros Acauã, acadêmicos da Uergs, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras e Habitação,supermercado Berticelli , Unimed e  equipe de voluntários Eloverde.

 

Linha Tempo