LINHA DO TEMPO
26/11/2010

ELOVERDE mobiliza voluntários para a limpeza do Longines

A ELOVERDE em uma ação de extrema importância para a preservação do meio ambiente, estará realizando neste sábado, das 8h às 19h, com a participação de um grande número de voluntários, uma mobilização para a limpeza no Parque Municipal Longines Malinowski.

Nos trabalhos, além da equipe do Instituto Ambiental Vida Verde, a participação do Grupo de Escoteiros Acauã, Jeep Clube, uma equipe determinada pelo Ministério Público do Estado e comunidade que queira se engajar neste processo educativo e de sensibilização comunitária.

Antes desta mobilização, a ELOVERDE realizou no final da tarde da última quinta, 25, junto ao Piscina Clube, com a presença da tecnóloga em Meio Ambiente Jéssica Jemiczak, a Oficina Temática que abordou sobre a separação correta do lixo doméstico.

  Na oportunidade, Jéssica destacou todos os passos que devem ser dados para uma separação responsável. Esta separação, alerta ela, é vital para que os rios, como é o caso do Tigre, em nosso município, não acabe virando depósito principal dos resíduos e descartes domésticos, a exemplo de sacolas plásticas, pet´s, móveis e eletrodomésticos que, a curto tempo acaba matando rios e nascentes da água, seja no meio urbano ou rural.

 Com relação ao Longines, que será o palco principal neste sábado, o mesmo conta com uma área aproximada de 24 hectares. O Parque Urbano localizado no bairro central de Erechim, é cercado por áreas residenciais e comerciais e preserva um fragmento de floresta com Araucária.

 A área foi doada no ano de 1948 pelo Governo estadual ao município, com a finalidade única da criação de um Parque Municipal. Abriga, hoje, espécies da flora gaúcha destinadas ao estudo, conservação e promoção da biodiversidade.

Na sua função ambiental, está a absorção de ruídos, reduzindo a poluição sonora, ameniza as altas temperaturas produzidas pelas edificações e pavimentação, permite a infiltração das águas da chuva no solo, diminuindo o escoamento superficial e, assim, as inundações, ajuda a controlar a poluição do ar, pois as folhas das árvores retém partículas suspensas na atmosfera e reduz a velocidade dos ventos.

Ecologicamente tem como função abrigar e alimentar a fauna urbana, principalmente aves, insetos e fauna do solo, além de proteger as nascentes os mananciais e conservar a biodiversidade.

Linha Tempo