LINHA DO TEMPO
08/07/2009

Imprensa é parceira do Revitalização dos rios de Erechim

A imprensa de Erechim confirmou apoio ao projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, executado pela ELOVERDE®. Os jornais Boa Vista, Bom Dia, Diário da Manhã e Voz Regional, as rádios Cultura, Difusão, Erechim e Virtual, e a RBS irão colaborar na disseminação de informações à comunidade das práticas educativas permanentes sobre o meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação por intermédio do projeto.

O apoio da imprensa ao Revitalização dos Rios não se restringe à divulgação das atividades desempenhadas, mas potencializa as ações de educação ambiental, segundo o promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Erechim, Mauricio Sanchotene de Aguiar, “seja formando um clima propício para a execução do projeto, seja conscientizando a comunidade da necessidade de projetos como esse e de que se deve aproveitar a oportunidade para uma mudança de comportamento em relação aos recursos naturais de que dispomos”. Para o promotor, a divulgação das atividades desempenhadas já propicia a transparência dos atos e a prestação de contas a respeito dos recursos que venham a ser empregados. A colaboração da imprensa auxilia na sobrevivência dos rios e na ação educadora que pretende motivar e conscientizar os envolvidos e a população em geral a não provocar mais danos. Também representa a aceitação do compromisso para o êxito do projeto.

O Revitalização dos Rios de Erechim é um conjunto de ações voltadas à educação ambiental e à revitalização inicial de três dos principais rios de Erechim - Tigre, Suzana e Dourado-, começando-se por meio da limpeza física desses recursos hídricos. O Projeto pretende verificar a realidade local e o nível de poluição dos rios. O levantamento deve ser feito a partir de um trabalho de campo em que técnicos ambientais e voluntários percorrerão toda a extensão dos rios. Entre as tarefas da equipe está a de retirar o lixo dos rios e dar o destino correto ao que for coletado. Os principais aspectos da Revitalização são o social, de educação ambiental e a proposta de mapeamento que permitirá ter dados mais reais que poderão auxiliar na tomada de decisões futuras acerca de novos projetos. Entre os objetivos da revitalização está o de realizar ações educativas e preventivas nas comunidades próximas aos rios para corrigir a grave situação dos rios. A ELOVERDE® está em contato com entidades e empresas que queiram participar ativamente da Revitalização dos Rios.

Linha Tempo