LINHA DO TEMPO
19/06/2009

Ministério Público recebe primeiro relatório de desempenho do Projeto Revitalização dos rios de Erechim

A ELOVERDE® realizou a entrega do primeiro Relatório de Desempenho do Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim ao Ministério Público Estadual, um dos apoiadores do projeto, assim como a 2ª Vara de Execuções Criminais da Comarca de Erechim. O Relatório tem a função de manter o Ministério Público informado das conquistas feitas e das dificuldades enfrentadas pelos realizadores do projeto de Revitalização. Também é uma ferramenta de avaliação do projeto. O documento especifica as ações das etapas dois e três, que consistem na apresentação do projeto de Revitalização dos Rios à sociedade, lideranças e comunidade, os resultados obtidos, como as reações de apoio, e os avanços em termos de planejamento. Além disso, consta no Relatório todo o plano de gerenciamento do processo de limpeza física dos rios Tigre, Suzana e Dourado, que integram o projeto, de educação e de mapeamento. Nele está especificado a força humana necessária para a prática prevista no projeto, os materiais a serem utilizados e a infraestrutura que é precisa para aplicar o cronograma detalhado no projeto.

O Relatório de Desempenho do Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim não é exigido pelo Ministério Público, mas a ELOVERDE® tomou esta iniciativa de entregar o documento ao Ministério Público por considerar importante dar um retorno do trabalho que está sendo desenvolvido aos apoiadores do projeto. “Temos que ser transparentes, objetivos e claros para podermos receber sugestões e apoios, e ajustar a realidade do projeto a sua aplicação”, pondera a presidente da  ELOVERDE®, Rosane Peluso. “Até para a ELOVERDE® esta iniciativa é importante”. 

“A iniciativa da entidade demonstra não só a adoção de todas as providências necessárias para a efetivação do projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, mas também que a entidade se preocupa em prestar contas de suas atividades à sociedade, representada neste momento pelo Ministério Público, e em ser transparente em suas ações perante os apoiadores e parceiros do projeto”, avalia o promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Erechim, Mauricio Sanchotene de Aguiar. Para o promotor, a entrega deste primeiro relatório confirma a expectativa do Ministério Público referente a conduta ética da ELOVERDE®, indispensável para a legitimação social do projeto. O documento antecede a conclusão dos trabalhos de limpeza física dos recursos hídricos e de educação ambiental inicialmente projetados. “O projeto de Revitalização dos Rios de Erechim é relevante instrumento de que a sociedade erechinense dispõe para a preservação e revitalização de seus principais recursos hídricos, motivação e mobilização que pretende provocar em Erechim, o que, não tenho dúvidas, vai se concretizar, não só nesta Cidade, mas em toda região, ante o potencial efeito multiplicador da educação ambiental”, reforça o promotor Mauricio Sanchotene de Aguiar.

Linha Tempo