LINHA DO TEMPO
02/07/2009

ELOVERDE testa estrutura do trabalho de campo do projeto Revitalização dos rios de Erechim

Os voluntários da ELOVERDE® estiveram reunidos para testar e treinar o instrumento de pesquisa que será aplicado na comunidade do entorno do parque Longines Malinowski - na Etapa 1 do Projeto Revitalização dos Rios de Erechim.  O teste consistiu na simulação da entrevista, que submeteu o instrumento de pesquisa a novas sugestões e novas idéias. A construção coletiva pretende estruturar o trabalho de campo e evitar a indução de respostas. Isto torna o treinamento importante porque prepara para a realização das entrevistas de forma a obter as informações essenciais que traduzam a opinião, situação, percepção e realidade do entrevistado.  

O instrumento testado é direcionado às famílias que vivem próximas ao Longines Malinowski. São cerca de 500 unidades familiares. A ELOVERDE® pretende fazer a pesquisa por amostragem, o que deve englobar entrevistas com cerca de 120 famílias. Para a pesquisa atingir o objetivo, é necessário um instrumento que oriente o entrevistador e que facilite a tabulação dos dados. A partir dos resultados da pesquisa o objetivo é perceber qual ação realizar para construção do  conhecimento na comunidade e facilitar a mudança comportamental através da comunicação e interação com as pessoas.

Durante a atividade pode-se observar que as pessoas costumam confundir o conceito de “reciclar” com o conceito de “reutilizar”. O primeiro significa transformar um produto em algo diferente. O segundo é dar outra função para o mesmo material.                        

A ELOVERDE® também elaborou um segundo instrumento de pesquisa direcionado às empresas próximas ao parque Longines Malinowski. São 42 empresas e também as três escolas próximas.

Linha Tempo