NOVIDADES
09/06/2016

Livro compartilha práticas pedagógicas de Educação Ambiental

Obra marca 13 anos de atividades da Eloverde

Múltiplas experiências em Educação Ambiental estão reunidas no terceiro livro de práticas pedagógicas, organizado pelo Instituto Socioambiental Vida Verde - Eloverde. Na obra, 60 autores desafiados a transformar cenários e percepções com projetos fundamentados na temática educativa – ambiental, compartilham suas vivências com a sociedade. A publicação em formato digital foi lançada no dia 3 de junho, no Plenário da Câmara de Vereadores de Erechim.

O livro “Práticas Pedagógicas a partir de projetos de Educação Ambiental” foi construído durante o curso de “Gestão e Educação Ambiental com práticas pedagógicas em Educação Ambiental”, ministrado e realizado pela Eloverde juntamente com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Erechim.

Conforme as organizadoras da obra, Rosane Menna Barreto Peluso, mestre em Economia e especialista em projetos e Cherlei Marcia Coan, bióloga e mestre em Educação, no processo de escrita dos projetos merece destaque o princípio da autoria por parte do grupo de professores, que buscou reconstruir os sentidos atribuídos a metodologias integradoras.

“Acreditamos que as reflexões coletivas auxiliem os professores a perceber a Educação Ambiental enquanto instrumento de mudanças ou como meio de resolução para os problemas ambientais locais, para além de ações de denúncia ou práticas pontuais e desarticuladas”, O trabalho atingiu 25 municípios da região norte do Estado e 39 escolas, com 156 docentes participantes, gerando 41 projetos realizados em escolas e uma empresa. “Nos projetos desenvolvidos tivemos 3.018 participantes diretamente envolvidos e 7.750 participantes indiretamente envolvidos o que demonstra o efeito multiplicador dos projetos realizados”, evidenciam as organizadoras.

Na publicação, viabilizada pela Paludo Agronegócios e Graffoluz Gráfica e Editora, são abordados temas como resíduos sólidos, recursos naturais, plantas medicinais, trilha ecológica, arborização urbana, lixo eletroeletrônico, atividades lúdicas, criação de horta, cisterna e Composteira, limpeza de rio e plantio de mudas nativas, maratona fotográfica e educação ambiental em empresas.

Interessados em conhecer o livro podem acessar a versão digital através do link:

http://www.eloverde.org.br/uploads/artigos/1783908ffaeecb010c6993fc987ec885.pdf

Novidades