NOVIDADES
20/03/2018

Programa do Instituto Eloverde aborda Licenciamento Ambiental

Aconteceu no último sábado (17) o programa “Faça a Diferença” do Instituto Eloverde. O convidado desta edição foi o professor doutor Vanderlei Decian explanando sobre Licenciamento Ambiental.

Aos ouvintes foi esclarecida a importância em haver o processo de licenciamento ambiental para os empreendimentos a serem instalados assim como os que já estão em operação. Didaticamente foram abordadas as etapas que compõem o processo de liberação dos empreendimentos levando em conta os impactos que as atividades geram no meio ambiente.

Em destaque, a cadeia de eventos e consequências que a utilização dos recursos naturais e a poluição dos mesmos ocasionam para habitantes mesmo a quilômetros de distância da origem.

Foram lembrados os casos de Mariana e Belo Monte como exemplos de situações em que o não cumprimento das exigências ambientais levou à morte de pessoas e a degradação em grandes escala dos habitats aquáticos e terrestres.

A situação de Erechim também foi citada por Decian, ao trazer dados de seus estudos que indicam perdas de vegetação nativa no município entre 2010 e 2015, da ordem de 200 hectares.

Para Maicon Sobczak, presidente do Instituto Eloverde, ter como convidados do programa profissionais com conhecimento prático nos temas tratados é fundamental. “Isso possibilita passar aos ouvintes a percepção de que os dados e situações apresentadas tem base sólida, não se trata apenas de opinião, mas de conhecimento fundamentado” completa.

Novidades