NOVIDADES
05/06/2018

Programa "Faça a Diferença" discutiu Recursos Energéticos Renováveis

Coincidido com um momento em que houve discussão nacional a respeito dos combustíveis, o programa “Faça a Diferença” do último sábado (02), foi dedicado ao tema Recursos Energéticos Renováveis.

Para debater o assunto, o convidado foi Franclin Wenceslau, professor da UERGS Campus Erechim, mestre em Desenvolvimento Regional e doutorando de pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

A sociedade contemporânea é altamente dependente de energia, infelizmente a base de consumo de energéticos no mundo ainda é de origem não renovável, sobretudo fóssil (carvão mineral, petróleo, gás natural). Tanto para movimentar veículos e máquinas, quanto para gerar energia elétrica.

Para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, o esforço tem se voltado para os recursos renováveis. No caso dos combustíveis, a utilização de etanol e biodiesel e na geração de eletricidade, eólica e solar.

Existe um movimento global para o desenvolvimento de veículos elétricos assim como países, principalmente a Alemanha, que estão migrando sua matriz energética para a solar.

Já no Brasil, a geração de eletricidade é majoritariamente através de hidrelétricas, que apesar do baixo impacto ambiental na geração de energia, provoca grandes transformações ambientais para sua implantação. Por outro lado a energia eólica já contribui em mais de 8% de toda a eletricidade gerada.

Para Franclin, o futuro é promissor. “O Brasil é um país privilegiado em termos de possibilidades de geração de energia a partir de fontes renováveis, ou seja, em um futuro próximo teremos vários parques geradores impulsionados por diferentes fontes limpas e indefinidamente disponíveis ao longo do tempo, suprindo a demanda de energia no país com um menor impacto ambiental associado”, conclui.

O programa “Faça a Diferença” vai ao ar quinzenalmente ao sábados das 14h as 15h na Rádio Cultura.

Novidades