NOVIDADES
15/05/2014

Do rio à sala de aula

Projeto Rio Tigre envolve centenas de pessoas em defesa do meio ambiente

De móveis a ossos de animais. No Rio Tigre ainda é possível encontrar de tudo, infelizmente. Na última ação de limpeza, realizada por colaboradores da Olfar e equipe da Eloverde, foram retiradas mais 3,5 toneladas de resíduos.  Se somadas às outras ações, já são 10 toneladas a menos para poluir um dos principais rios de Erechim.

A atividade, que reuniu aproximadamente 30 pessoas na manhã de sábado (10), integra o Projeto Rio Tigre, patrocinado pela Petrobras e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça.

Para o assistente em Logística da Olfar, Tiago Wosniak, a quantidade de lixo despejada no Rio Tigre é impressionante. “Jamais imaginei que a situação fosse tão grave. Isso me fez refletir sobre como agimos em nossas casas. Sem dúvidas agora vou prestar muito mais atenção na forma como separo o lixo, por exemplo”, destaca.

 

Curso

No mesmo dia, enquanto a limpeza transcorria, a quarta turma de profissionais e estudantes participava do curso em Gestão e Educação Ambiental. Durante três dias, o grupo de 29 pessoas participou de palestras e atividades práticas no campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) em Erechim. Até o momento, 120 pessoas já foram capacitadas para o desenvolvimento de projetos sustentáveis em escolas e empresas. Ao final do curso, que tem duração de 108 horas, as principais práticas realizadas serão transcritas em um livro.

“Decidimos participar do curso com o objetivo de realizar um grande trabalho na escola. Sempre fizemos pequenas coisas, relacionadas à separação do lixo, à economia de água e demais atitudes neste sentido”, explica a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho, Soleni Janesko.  “O que queremos é contribuir com a escola e fazer este trabalho de conscientização tanto com os alunos, como com os pais”, reforça.

“Estes três dias de curso foram muito importantes devido ao aprendizado extremamente valoroso. Esta é uma maneira de prestarmos mais atenção na educação ambiental, mas ela não começa apenas na escola e sim em casa”, destaca o gestor ambiental Orlei Toigo, que inclusive já participou de ações de limpeza no Rio Tigre.

Limpeza também neste sábado

Para este sábado (17), mais uma ação de limpeza já está marcada. Desta vez, um grande grupo formado pela academia Wellfit e a rede de lojas Podiun Sports se unirá à equipe da Eloverde. Além da retirada de resíduos, eles também participarão da instalação da terceira rede de contenção. Assim como em todas as ações, os participantes receberão orientações e equipamentos de proteção individual. O ponto de encontro será a academia Wellfit às 13h30.

 

Projeto Rio Tigre em números

Até o momento já foram três atividades de limpeza, duas redes instaladas, 10 monitoramentos, quatro turmas no curso de Gestão e Educação Ambiental e 30 escolas participantes. Todas estas ações já reuniram 200 pessoas.

Novidades